Tageado como trip-hop, o misterioso produtor californiano Esbe ficaria mais confortável no guarda-chuva downtempo. Beats de hip-hop com pianos onipresentes e dedilhados delicados de violão, samples de soul e jazz com vocais sedativos; seu álbum Bloomsday merece uma audição atenta. As notas surpreendentes vão para o sample do riff de violão de “Oba, Lá Vem Ela” (do nosso Jorge Ben), magistralmente fundido com cítaras e vocais emprestados de "Open Your Eyes" (Bobby Caldwell) em “Darling” e na reconstrução de “Am I The Same Girl” (que virou hit com o Swing Out Sister em 1992) em "Autumn Bliss", com o aproveitamento do sensacional naipe de metais da original de Barbara Acklin (1968) e o milionésimo empréstimo da imortal batida de “Ashley's Roachclip” (Soul Searchers). Mas o disco também é rico em detalhes e amostragens de sons reutilizados com extrema habilidade, como no jungle estratosférico da apropriadamente chamada “Thousands Of Rhythms”, os solos lânguidos de trompete com surdina e a guitarra encharcada de wah-wah da preguiçosa “Intimate” e no arranjo de cordas onírico - provavelmente sampleado do catálogo de Glenn Miller - em “Serenade”. Bloomsday (disponível para audição no Bandcamp) é suave e refrescante, como uma brisa numa dessas noites escaldantes do Hemisfério Sul e tão leve que flutua mansamente pelo ambiente. Ótima surpresa.
Bloomsday: perfeito pro sofá.
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