Pilatus e Morvan: ternos à Didi Mocó e Grammy na mão. |
A imagem não poderia ser mais emblemática. Rob Pilatus e Fabrice Morvan
segurando - com toda cara de pau do planeta - o Grammy de Melhor Artista
Estreante, entregue em 1990 por seu debut All Or Nothing,
de 1988. O que veio a seguir, você sabe melhor que eu: descoberta a
farsa, Rob e Fabrice não abriam a boca uma vez sequer no disco. Tudo por
conta de vocalistas de estúdio. Resultado: tsunami de processos e
Grammy retirado, até culminar com a morte por overdose de Pilatus, num
quarto de hotel na Alemanha, em 1998.
Cria do produtor alemão Frank Farian (Boney M.), o Milli Vanilli nem de
longe é um caso único do gênero. Samplear vocais sem dar crédito ou
contratar vocalistas sem atributos físicos pra aparecer na capa de um
álbum e nos vídeos, acontecia direto na dance music do comecinho dos 90.
Technotronic, Black Box, C+C Music Factory e 49ers, são alguns exemplos bem conhecidos.
E a música? A dupla, ou melhor, Farian e os verdadeiros cantores,
deixaram alguns singles bem legais. "All Or Nothing", "Girl You Know
It's True" e "Baby Don't Forget My Number" tem exatamente a mesma
estrutura: dance pop que chega no refrão sempre amparado pela bateria
sampleada de "Ashleys Roachclip", do Soul Searchers. "Blame It On The Rain" tem andamento mais lento e "Girl I'm Gonna Miss You", uma baladinha R&B boa pro ritual de acasalamento.
Em All or Nothing, além dos singles de sucesso, tem um
cover de "Ma Baker", originalmente de 1977, do grupo Boney M. Curto a
programação de bateria e esses inidentificáveis violinos
orientalizantes. Até hoje não sei se o som vem de instrumentos ou
sintetizadores. Na real, se nunca me importei com os autores das vozes
gravadas, porque haveria de perder o sono por causa desses violinos?
"Ma Baker": "...please contact the nearest police station..."
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