terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Coverdose
Imagine a cena: você deitado numa rede na varanda de uma casinha a beira-mar, brisa suave, ondas quebrando, semi-sonolência. Que som estaria tocando? O verão é uma ótima desculpa pra escutar coisas que seus amigos modernos e descolados costumam torcer o nariz. Rock australiano dos 80 (GANGgajang, Hoodoo Gurus, Spy Vs. Spy), californianos de gosto duvidoso (Oingo Boingo, The Bangles, Smash Mouth) e reggae que os rastas mais ortodoxos amam odiar, como o UB40. Talvez a banda mais bem sucedida da história do gênero com mais de 70 milhões de cópias vendidas em mais de 30 anos de carreira, os ingleses de Birmingham são "acusados" de fazer reggae estritamente comercial, com o foco sempre direcionado aos lugares mais altos das paradas e de preferência apoiados em covers. Foi assim que a banda conseguiu a impressionante marca de 38 singles no Top 40 inglês, três deles no topo. E, adivinha? Três covers. "Red Red Wine" de 1983 (original de Neil Diamond), "I Got You Babe" de 1985, com Chrissie Hynde dos Pretenders duelando com o vocalista Ali Campbell (a dupla Sonny & Cher foi a responsável pela primeira gravação, de 1965) e "Can't Help Falling in Love" de 1993 (a versão anterior mais famosa cabe a Elvis Presley). OK, mas e daí? O UB40 tem seus méritos. Embora o reconhecimento da crítica pela qualidade do material esteja no começo da carreira da banda e a atenção do público depois disso, o consenso é de que ao menos discursos demagógicos vazios e clichês do tipo "Babilônia em chamas" não costumam encher a nossa paciência nos discos do grupo.
Corta pra 2010: Ali Campbell, o competente vocalista do UB40 pegou o boné e caiu fora em 2008 e agora cabe ao seu irmão mais velho, Duncan Campbell, assumir a nada fácil tarefa de substituí-lo no primeiro álbum da banda pós-Ali, o recém lançado "Labour Of Love IV", mais um volume da série iniciada em 1983 e composta por covers de canções originalmente lançadas por ídolos musicais do grupo. Duncan talvez não tenha o mesmo carisma, mas tem um timbre de voz muito parecido com o de seu irmão, então não deve ser problema. A parte instrumental também é OK, cozinha no lugar, metais polidos. Obviamente que esse é um projeto de altos e baixos, e no crime-mor do processo a banda reduz a pó o clássico soul "Tracks Of My Tears" de Smokey Robinson, com direito a auto-tune e tudo. A parte bacana está em faixas como "Holiday", obscuro rocksteady (o reggae pré-Bob Marley) de The Paragons. É do Paragons também a faixa "Man Next Door", a melhor de "Labour Of Love IV". Também retrabalhada pelo Massive Attack no álbum "Mezzanine" (com vocais do rasta Horace Andy), "Man Next Door" ganhou do UB40 um baixo que as suas caixinhas de som do computador não vão conseguir reproduzir, então não adianta falar muito a respeito. Dá pra dizer que os vocais vão pro espaço sideral aos três minutos e daí pra frente ela vira um dub com todos os ecos que o gênero pede. Se dizem que o reggae inglês é o único capaz de fazer frente ao da matriz jamaicana, o UB40 é minha banda favorita do estilo. Sem pregações, sem plantinha medicinal.
"Holiday":
"Man Next Door":
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