O U2 flerta com a música de pista desde o século passado. Começou com o remix de François Kevorkian para “New Year’s Day” em 1983 e tornou-se mais evidente com o 12” promocional “3D Dance Mixes” de 1988. A consolidação do interesse da banda na então emergente dance music ficou clara com o álbum “Achtung Baby”, de 1991: no riff psicótico de guitarra e as batidas hip-hop de “The Fly”, no baixo funkeado e a percussão de “Mysterious Ways” e no inesquecível remix de Paul Oakenfold e Steve Osborne para “Even Better Than The Real Thing”. Dali pra frente, remixes e colaborações com DJs e produtores do gênero tornariam-se cada vez mais frequentes na carreira dos irlandeses. Isso dito, é besteira achar que a decisão do U2 de jogar parte da carreira no liquidificador pela segunda vez em forma de compilação de remixes é algo oportunista, ainda mais se considerarmos que “Artificial Horizon” é uma edição limitada aos fãs membros do U2.com, portanto sem interesses comerciais (descontando o fato de que a assinatura anual do site custa 50 dólares). “Melon: Remixes For Propaganda”, de 1995, também foi feito com a intenção de presentear os seguidores mais xiitas de Paul Hewson filiados na época à extinta revista oficial do U2, a Propaganda (a revista deixou de ser publicada quando o fã-clube do U2 mudou-se para a web através do U2.com). Bom, não estou inscrito no site da banda, mas eu, você e a IFPI sabemos que o disco está por aí, então não custa pegar pra ouvir. “Artificial Horizon” é uma coleção bem irregular, combina três remixes inéditos, dois promos e o restante está espalhado pela discografia da banda, de 1997 até agora. A primeira faixa, “Elevation (Influx Mix )”, aproveita algumas idéias e o clima hindu times de “Mysterious Ways” e adiciona flautas, guitarras em reverso, tablas e cítaras oportunamente numa letra que diz “you make me feel like I can fly”. “Get On Your Boots” aparece em duas versões, a inédita “Fish Out Of Water Mix” e “Justice Remix”, esse mesmo que você pensou . As duas partiram do mesmo princípio: baixaram os impraticáveis 150 BPM originais para rotações mais lentas e sexy. Sexy boots. “Fish Out Of Water Mix” bota as baterias em primeiro plano na mixagem , já os franceses incorporam pianinhos e aqueles timbres derretidos de sintetizador. Nada muito espetacular, mas ambas são mais interessantes que a original. Trent Reznor concentrou-se mais nos delays de The Edge e na ótima linha de baixo de Adam Clayton para recriar “Vertigo” e teve o bom senso de eliminar o constrangedor “¡Uno, dos, tres, catorce!” da introdução. O alemão Frédérick "Fred" Falke transformou “Magnificent” numa house cafona daquelas de dançar com as mãos pro alto. Mesmo com o timbre superexposto de Bono Vox, é difícil não se emocionar com o refrão que grita “only love, only love can leave such a mark” potencializado pelo groove de Falke. “I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight (Live U2 360º Remix)” é um dispensável mix pinçado de alguma apresentação da banda na mastodôntica 360° Tour, com citações de “Relax” de Frankie Goes To Hollywood. “Beautiful Day” teve os vocais limados na visão pouco inspirada de David Holmes. “Staring At The Sun” também aparece duas vezes, num drum’n’bass confuso (“Monster Truck Remix”), e numa boa versão ambient pelo Brothers In Rhythm, captada ao vivo e enxertada com synths atmosféricos. “Happiness Is A Warm Gun” recebeu um tratamento doentio pelas mãos do produtor americano Danny Saber, e Bono até parece cambalear no refrão depois da cirurgia. O Hot Chip aperta algumas teclas de timbres fofinhos em “City Of Blinding Lights” num electro mais diluído que um Sonrizal numa piscina. O remix para “If God Will Send His Angels” (Grand Jury Mix) é um soporífero poderoso, não ouça. E “Fast Cars (Jacknife Lee Mix)” é um remix que... é um remix? Nem percebi. Metade dos remixes de “Artificial Horizon” são belos exemplos de boa visão pessoal sobre a obra alheia, e já que é um mimo oferecido pelo U2 aos seus fãs mais ardorosos, não há do que reclamar.
A que se saiu melhor da plástica em "Artificial Horizon" é "Magnificent", aqui na versão "Full Club Edit" feita pelo alemão Fred Falke:
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