domingo, 11 de junho de 2017

Garbage House



Não tenha dúvida que os DJs e produtores suecos Axwell e Sebastian Ingrosso conhecem música. Se o que eles fizeram em suas carreiras solo ou com o infame Swedish House Mafia (junto com Steve Angello) tem mais a ver com dance ordinária ou com uma linha de produção de música de pista, você decide. Eu não gosto. 


Nem sabia que Axwell e Ingrosso continuaram gravando como dupla, depois do fim da máfia sueca da house, em 2013. Descobri essa semana, quando o EP More Than You Know caiu na minha timeline no Facebook. Isso me fez pensar que: 1) preciso dar uma filtrada no feed e 2) qualquer informação é válida, assim posso falar mal sem o remorso do "não ouvi mas não gosto".

Bom, "More Than You Know", a faixa título, engana bem. Durante seis segundos. É o tempo da introdução com uma guitarra escovada que parece preceder uma faixa funky e grooveada. Mentira. O refrão entra rachando, mesmo antes de qualquer estrofe. É o método Dr. Luke de composição de hits: não pode se perder muito tempo até chegar ao refrão. Nenhum tempo. Cinco segundos e olhe lá. Não tive paciência pra contar quantas vezes o refrão é repetido pelo insípido e desconhecido cantor (hahaha) Kristoffer Fogelmark, até porque esse é um dado irrelevante. "More Than You Know" é mais desse lixo EDM que você ouve por aí (casualmente ou não), de produção estrondosa pra funcionar bem nos fones de ouvido ou nos PAs bombados das pistas mais top (argh). Com "Renegade", parece que a coisa vai engrenar num acento de house francesa, de baixo elástico e vocais da dupla Salem Al Fakir e Vincent Pontare (?) maquiados por um filtro para, provavelmente, corrigir alguma deficiência. "How Do You Feel Right Now" e "Dawn" são o suprassumo da dance music eletrônica mais rasteira possível. A primeira com drops calculados, pausas que se limitam a repetir o título da canção e intervalos pra colocar as mãos pro alto. A segunda, uma melodia de synths "pra cima" obviérrima, que lembra vagamente algo que um dia se chamou progressive, mas hoje rotular isso como garbage house cai como uma luva.

No final da audição de More Than You Know, lembrei do álbum We're Only in It for the Money (clássico do Mothers of Invention de Frank Zappa, que completa 50 anos em Março do ano que vem). Claro que a lembrança não tem nada a ver com música e sim com o título. Sem a ironia de Zappa, claro.

"More Than You Know": jatinhos e mãos pro alto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spam, get outta here!