sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

The Best Of The Rest


O trocadilho infame "Pet Shop Sirs" não tem mais graça, né? OK. Viu que eles vão lançar em Fevereiro mais uma compilação de B-Sides e raridades? Format vem na mesma onda de Alternative, coletânea de 1995 que juntava trinta lados B dispostos cronologicamente em dois CDs. Já Format cobre o período restante, até a atualidade. 

 
A diferença é que dessa vez a dupla incluiu promos tipo "The Truckdriver & His Mate", que saiu em 1996 na versão cassete do single "Before" e também numa edição limitadíssima em vinil com uma capa que trazia a singela imagem de um par de bilaus cabisbaixos. Outro promo sensacional é "The Boy Who Couldn't Keep His Clothes On", um sacolejo house de teclados xinfrin e uma capacidade notável de transformar o título auto-explicativo da canção num refrão ganchudo. Format também revela coisas como o duo se aventurando na selva drum'n'bass, com resultado duvidoso ("Betrayed"), trip-hop (a arrastada "Silver Age"), techno-estéril ("Transparent", "Casting A Shadow") e numa vibe totalmente adolescente (algo me diz que "The Ghost Of Myself" foi escrita pensando em Britney Spears). Tem ainda as provocações e ironias típicas dos Pet Shop Boys, na ótima "How I Learned To Hate Rock And Roll" e em "Searching For The Face Of Jesus"; remixes ruins como "In The Night (1995)" e "Discoteca (New Version)" - muito abaixo das originais - e baladonas corta-pulsos como "No Time For Tears" e "Confidential (1992 Demo For Tina Turner)", que me deixou curiosíssimo a respeito do subtítulo. E os hits em potencial relegados à mero preenchimento de singles? Aqui temos faixas inacreditáveis como a lindíssima "In Private" (com participação de Elton John), popíssima, mas que acabou no outro lado de "Minimal" (2006). Bom, para fãs dos Pet Shop Boys como eu, esse disco é um presente e tanto antes da dupla lançar álbum novo (prometido para esse ano). Para apreciadores de música pop então, nem se fala. Só fica a dúvida: se você acha que Neil Tennant e Chris Lowe estão precisando de grana pra pagar seus respectivos jardineiros, espere o lançamento oficial. Senão, ele já está disponível por aí, você sabe. 

"How I Learned To Hate Rock And Roll": eu também detesto ás vezes, Neil.



2 comentários:

  1. Eles esticaram a última turnê até virarem show de abertura do Take That!!!!!
    Se isso não é se rebaixar pra ganhar mais uns trocados... pohãn!!!

    Mas eu adoro eles mesmo assim. Lado-b é lugar para experimentar mesmo e pra colocar tudo aquilo que eles acharam que ficou deslocado do conceito do álbum, mesmo sendo bom (Fugutive também é boa pra cacete).

    alguns fãs mais xiitas do que eu notaram que a coletânea não é completa. Algumas faixas ficaram de fora (tipo o lado-b que só saiu na edição limitada editada em Burkina Faso e por aí vai...).

    ResponderExcluir
  2. "... Se isso não é se rebaixar pra ganhar mais uns trocados... pohãn!!!"

    Hahahahaha! Ótima, Daniel.

    ResponderExcluir

Spam, get outta here!