segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Segunda Class: The Beatles


Todo mundo tem um álbum favorito dos Beatles. Eu tenho dois: Rubber Soul (1965) e Revolver (1966). Tentar explicar com profundidade o absurdo criativo desses discos é tarefa pra quem manja de Beatles. Eu me contento em dizer que são meus preferidos. É de Rubber Soul a faixa "Girl", composta pela melhor dupla que a música pop já viu, Lennon e McCartney (mesmo que nos créditos do disco só apareça o nome de Lennon, Macca disse certa vez que duas frases da canção são suas). Enfim. O que importa aqui é a respiração profunda de John nos intervalos das frases, captada pelo microfone (insinuações sobre a presença de cannabis nos takes de gravação já rolaram), enquanto canta melancolicamente que "...ela disse que quando era jovem, a dor iria virar prazer". Pra quem - um tempo atrás - se conformava em segurar a mão da garota, esse mini-manifesto de desejo sexual foi uma mudança e tanto. E esse backing "tchu-tchu-tchu-tchu-tchu", abertamente influenciado pelos Beach Boys? E esse instrumental folk delicado, conduzido pelos violões de George Harrison? Que banda amigos, que banda.

"Girl": os Fab 4 sofrendo por amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spam, get outta here!