domingo, 17 de novembro de 2013

Talking Beats


Talking Heads e música de pista flertavam há tempos. Seja nas pioneiras experimentações cabeçudas da banda com loops e samplers (Remain In Light, 1980), abraçando a world music afro/latina ou pela cozinha espetacular do baixo funkeado de Tina Weymouth e o metrônomo Chris Frantz. A cereja que faltava foi o hit "Lazy", single de 2002 do X-Press 2, com David Byrne nos vocais. 


Até que demorou pra alguém aparecer com edits ou remixes decentes de uma banda que tem um groove poderoso nas veias. Se apareceu antes de 2013, me deixe ficar sabendo. Algum iluminado teve a ideia de pegar três faixas do grupo nova-iorquino e entregar pra três nomes do underground dance, somente pra dar um polimento. Reforçar bumbos, colocar umas palminhas, loops e teclados. O projeto foi batizado de Tugboat Edits, saiu com apenas 500 cópias em vinil (numeradas à mão) e não é oficial.

"Burning Down The (Acid) House (Late Nite Tuff Guy)", me perdoe a provável heresia, ficou melhor que o original. O baixo (que já era uma estupidez) foi reforçado pelos timbres derretidos de uma TB-303 e agora sim, dá pra botar qualquer casa abaixo. Os créditos desse estupendo trabalho vão pro DJ e produtor australiano Carmelo Bianchetti, pra mim, um ilustre desconhecido.

"Girlfriend Is Better" (originalmente do álbum Speaking in Tongues, de 1983), virou "GF" pelas mãos de Jason Kriveloff (JKriv), um nome de respeito entre edits e faixas autorais da recente Nu Disco. Sua "GF" é uma house que não limou as escovadas de guitarra e salpica um piano elétrico delicioso.

Tim Zawada transformou "Pull Up The Roots" na hilária "Pull Up The Bootz (TZ Hevdit)", preenchendo os espaços com um kit de percussão admirável e mantendo o espetacular baixo original.

David Byrne deve ter aprovado a ousadia.

"Burning Down The Acid House (Late Nite Tuff Guy)": Hold tight wait till the party's over!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spam, get outta here!