terça-feira, 23 de setembro de 2014

Synthpoppers 2014 - Part 1


Se o synthpop - musicalmente - é um beco sem saída, o que fazer? Relaxar. Sem evolução à vista, o que resta é apreciar algumas coisas interessantes que pingam aqui e li. O canto do cisne do gênero aconteceu no longínquo 1990 (Violator, Depeche Mode) e de lá pra cá pouca coisa realmente memorável foi lançada. No geral, são tentativas de pegar o bastão onde o Depeche largou, fusões de gosto duvidoso (essa história de chillwave não me convenceu até hoje) ou mero pastiche oitentista. Esqueçamos princípios como originalidade e criatividade. Abaixo, três nomes pros fãs roxos de technopop ficarem de olho.

A dupla norueguesa Electro Spectre acaba de soltar seu terceiro álbum, Bullets & Desert Blooms e a opção dos escandinavos é na linha empolada de Alphaville e Camouflage, o que não os afasta da tag futurepop e significa dizer que as composições oscilam entre o romântico e o banal, com vocais dramáticos e sintetizadores apocalípticos. Em Bullets & Desert Blooms, pelo menos uma ótima canção, "You Push For The World":





O compositor e produtor de Nova Jersey, Jim Smith, responde pelo Teeel, projeto synthpop que já está no terceiro disco, Hydrostatic. Usando baixo de verdade e guitarrinhas intrusas (no sentido Barney Sumner do termo) que aparecem de vez em quando, sua proposta é mais dançante a despeito de ser o mais "orgânico" dos artistas vistos nesse post. "Disk Go" é uma boa pedida, mas conheça o som do cara a partir de "Imperial", que a boa impressão pode te levar a ouvir o resto do disco:




A esquisitona dupla nova-iorquina Xeno & Oaklande, coincidentemente, também acaba de lançar seu terceiro álbum, Par Avion. A coisa aqui é algo como "o mundo acabou em 1982" - dos timbres usados às baterias datadas e, principalmente, por causa do vocalista Sean McBride, que canta igualzinho a Andy McCluskey, do OMD. Certas faixas soam risíveis, mesmo se tratando de uma ambientação totalmente retrô ("Nuage d'Ivoire"), mas o duo tem lá seus momentos, como na boa "Sheen" (essa com vocais da franco-norueguesa Liz Wendelbo):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spam, get outta here!