sexta-feira, 19 de maio de 2017

Sexta Feira Bagaceira: OFF


Pra mim o alemão Sven Väth tem sido o melhor DJ do mundo há alguns anos. Ele não tem o site mais fodão, o maior número de seguidores no Facebook ou tampouco interage com o público jogando bolo ou fazendo acrobacias no palco/cabine: o que conta são seus sets de house e techno acessíveis, incrível e obviamente dançantes, técnica e profundo conhecimento musical. E com um agravante digno de nota: ele não precisa mais do que dois toca-discos e um mixer. Só isso. Sem softwares, sem truques, sem bruxaria eletrônica. É o vinil e ele, só. 

Entre 1980 e 1981, depois de passar um verão em Ibiza, Väth (então com 16 anos), deslumbrado com a cena club da ilha, voltou para a Alemanha e começou a discotecar no pub dos pais. Depois, já residente de um clube em Frankfurt, conhece Michael Münzing e Luca Anziloti, monta o projeto OFF e produz o primeiro single em 1985, “Bad News". O sucesso só viria mesmo com "Electrica Salsa", do ano seguinte. A faixa pegou na Europa inteira (no Brasil, também, entrando na trilha da novela Bebê a Bordo). O synthpop mezzo New Beat claramente influenciado por grupos de EBM/industrial alemães como o DAF, era hipnótico e engrenado, com vocais declamados perversamente pelo próprio Väth. O sucesso do single abriu caminho para a gravação do álbum, lançado em 1988 (por aqui, saiu com a mesma capa do single "Electrica Salsa" - foto acima - com Väth segurando um cigarrinho maroto). Organisation For Fun influenciou fortemente a cena dance alemã de então e, além de ter colocado Sven Väth no caminho do estrelato como DJ, revelou dois produtores de mão cheia: Luca Anzilotti assumiu o pseudônimo John Virgo Garrett III, Michael Münzing virou Benito Benites e ambos estouraram com o Snap!, algum tempo depois.

O álbum é interessantíssimo, vale conhecer. E "Electrica Salsa" é reconhecível, ainda hoje, em qualquer pista, já no primeiro "Baba Baba" que Sven Väth solta.

"Electrica Salsa (Baba Baba)": esquisitinha e inesquecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spam, get outta here!