sexta-feira, 26 de maio de 2017

Sexta Feira Bagaceira: Sigue Sigue Sputnik


A autoproclamada "quinta geração do rock'n'roll" foi uma piada inventada pelo ex-baixista do Generation X, Tony James. Punks de boutique, visual espalhafatoso, alguns hits e, estranhamente, uma imensa popularidade no Brasil - tanto que o segundo álbum, Dress for Excess, de 1988, teve o nosso Arnolpho Lima Filho (Liminha) como um dos produtores - fizeram do Sigue Sigue Sputnik uma curiosidade passageira, que enjoou tão rápido quanto pegou.

"Love Missile F1-11" foi o primeiro single do álbum de estreia do grupo, Flaunt It. Lançada em Março de 1986, chegou ao terceiro lugar no paradão inglês e teve parte da popularidade (foi o maior hit dos Sputniks) baseada em sua inclusão na trilha do blockbuster Curtindo a Vida Adoidado.

Movida a baterias eletrônicas frenéticas, "Love Missile F1-11" engaveta uma batelada de samples (a voz de Malcolm McDowell extraída de um trecho de Laranja Mecânica, por exemplo), chupa o baixo de "Girl U Want" do Devo, exagera nos efeitos sobre a voz de Martin Degville e tem um climinha futurista/apocalíptico providenciado pelo produtor da faixa, Giorgio Moroder.

Não sei se Moroder se orgulha disso, mas que foi divertido, foi.

"Love Missile F1-11": techno-punk era isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spam, get outta here!