domingo, 12 de janeiro de 2014

Os Dez Álbuns de 2013


A exemplo da escolha das minhas faixas preferidas de 2013, os álbuns também seguem a mesma lógica sintético/sacolejante. Vão ser só dez, porque como escrevi no Top 65 Músicas, acho que foi um ano de poucos discos realmente bons, homogêneos, coesos. Olha, nada de The Knife, Boards Of Canada, Darkside ou Atoms For Peace. Não vou pagar de cool. Esses aí vão aparecer em muitas listas, ouvi todos e só consegui simpatizar um pouco com o Amok, do Atoms For Peace (projeto do Thom Yorke), mesmo assim, não acho suficiente pra estar num Top 10. Entendo a guinada artística e a ousadia do Knife, mas Shaking The Habitual é, francamente, inaudível. O Tomorrow's Harvest - que encerrou um jejum de oito anos do Boards Of Canada - achei árido demais, e o Darkside (parceria do músico/produtor Nicolas Jaar e do multi-instrumentista Dave Harrington), me deixou com a impressão de que o hype encobriu a música - que não é essa rapadura toda, apesar dos bons momentos revivendo o Pink Floyd no seu debut Psychic (especialmente em "Heart" e "Metatron"). O que eu realmente ouvi, curti, repeti, cantei junto, decorei a ordem das faixas e dancei, é o que está abaixo. Os links com os textos sobre cada um destes álbuns postados em 2013 aqui no blog, estão em vermelho.

10 - DJ Day - Land Of 1000 Chances


9 - Ian Pooley - What I Do


8 - Zomby - With Love


7 - Rudimental - Home



6 - Kölsch - 1977


5 - Mesh - Automation Baby


4 - Hot Natured - Different Sides Of The Sun


3 - Kraak & Smaak - Chrome Waves


2 - Daft Punk - Random Access Memories


1 - Disclosure - Settle


2 comentários:

  1. Disclosure em primeirão com certeza. Não sei, acho que sou muito hater de daft punk, no album todo só gostei de giorgio. Você só colocou eletronica, mas se fosse um top feral eu colocaria reflektor do arcade fire. Vou dar uma olhada nesses zomby e kraak & smaak, não conheço e fiquei curioso pela arte da capa, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Brenno... na lista, só groove/eletrônico, porque o blog é dessa praia. Gosto de muita coisa de pop/rock, mas quis manter o target do blog mesmo nas escolhas. Aliás, gostei demais do "AM" do Arctic Monkeys, do "The Weight Of Your Love" do The Editors, "Big TV" do White Lies, "Lightning Bolt", do Pearl Jam e de algumas coisas do "More Light" do Primal Scream. Já o disco do Arcade Fire, não consegui curtir. Acho que é por que tenho um bode com o James Murphy - não acho que ele seja metade do que dizem dele, enfim. O Kraak & Smaak gravou um disco de house quase perfeito, vai com fé. Já o Zomby condensou 20 anos de eletrônica underground britânica em 33 faixas no seu álbum do ano passado. Eu gostei demais.

      Abraço!

      Excluir

Spam, get outta here!