terça-feira, 28 de maio de 2013

Old Romantics


Será que ainda falta alguém? O Visage não gravava há 29 anos e, do nada, reaparece em 2013 com disco novo. Primeira reação: desconfiança.


E olha que as coisas não estavam fáceis para o andrógino Steve Strange (voz, maquiagem) nos últimos anos, incluindo aí sua luta contra a dependência de heroína, um colapso nervoso e - fundo do poço - uma condenação à três meses de prisão por furto. Em 2012, Strange apareceu num chat da TV britânica ITV afirmando estar trabalhando com Midge Ure (Ultravox) num novo álbum do Visage. E aí está Hearts And Knives.

A pergunta óbvia é "e presta?". Bom, o Visage sempre foi uma banda de singles. No currículo, os ingleses tem a monumental "Fade To Grey" (1980), um clássico à prova do tempo que tem que estar em qualquer Top 10 Synthpop Songs Of All Times. Depois tem a bonitinha "Mind Of A Toy", e assim, com muita boa vontade, "In The Year 2525" e "The Damned Don't Cry". Seus álbuns anteriores vão ser eternamente ofuscados por "Fade To Grey" - e isso não vai mudar com Hearts And Knives. Mas é um disco decente, menos espalhafatoso e mais sólido do que os outros três que o grupo lançou nos 80.

O fantasma de "Fade To Grey" ainda ronda as composições - é só dar uma ouvida na programação de bateria e nas rajadas de synths de "She's Electric (Coming Around)", mas com faixas como o bom single "Shameless Fashion", o Visage vai se desvencilhando do seu estigma cinza. Com uma vocalista na nova formação (Lauren Duvall), algumas canções lembram os memoráveis duelos de Philip Oakey com Susan Ann Sulley e Joanne Catherall, do Human League ("Hidden Sign", "Dreamer I Know"). Além de Midge Ure, chapas de Steve Strange como o ex-tecladista do Simple Minds Mick MacNeil e o baixista Youth (Killing Joke) participam de Hearts And Knives, preenchendo com sintetizadores épicos faixas como "On We Go", ou fornecendo uma base robusta de quatro cordas, como no baixo disco de "I Am Watching" e no timbre fantástico desse instrumento em "Lost in Static". O comeback do Visage aprovou: Hearts And Knives é sim um bom disco.

Agora só falta o Kajagoogoo voltar. O quê? Eles voltaram? Em 2003? Nãããããooooo!

"Shameless Fashion": bem-vindo de volta, Steve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spam, get outta here!