domingo, 23 de junho de 2013

Deformando o Óbvio


Não sou lá muito fã do Modeselektor. Nem do Apparat. Reconheço que a produção é esmerada e a criatividade é manifesta em batidas e timbres não convencionais, mas ambos os grupos tem um certo apreço por levar esse modo de distorcer a eletrônica até que ela beire a bizarrice, com as levadas tortas e o clima árido do Modeselektor e as composições e texturas amargas do Apparat. Decididamente, não é muito fácil digerir.


Acontece que Gernot Bronsert e Sebastian Szary (do Modeselektor) e Sascha Ring (Apparat) uniram-se em 2003 no projeto paralelo Moderat, que acabou resultando em alguns EPs e, em 2009, num álbum autointitulado. E deu caldo. Tanto que depois de seis meses trancados no estúdio, o trio retoma as atividades em 2013 com mais um disco de inéditas, chamado II.

Imediatamente mais acessível do que os trabalhos titulares, os alemães mantém uma distância segura do pop, embora algumas canções utilizem elementos próprios ao gênero, como a estrutura de estrofe, refrão e melodia. O exemplo mais claro está no primeiro single do disco, "Bad Kingdom": uma oscilação de baixa frequência do sintetizador impõe a pulsação que serve de base para os vocais e a batida que vai sendo construída aos poucos. Aliás, o modo como o Moderat dedica-se à voz em II é um capítulo à parte. Em "Let In The Light", as notas delicadas de teclado aliviam o tom doloroso que o pitch baixo a que os vocais foram submetidos oferece. Já em "Therapy" e "Versions", é o contrário: a velocidade das vozes é alterada para a posição "higher", o que causa um efeito angelical. Em "Gita", o canto é recortado por loops, e só na delicada "Damage Done" as coisas voltam ao normal. Menção honrosa para os beats engenhosos de "Ilona" e "Versions" e o techno engrenado e áspero da instrumental "Milk".

II é um disco que explora com inteligência e aplicação o que a tecnologia oferece, com filtros, reverbs, distorção e efeitos varrendo as 11 faixas. Só que o Moderat administra e equilibra tão bem os recursos, que afasta a música da trivialidade ao mesmo tempo que não a torna inaudível.

"Bad Kingdom": techno e pop. 

2 comentários:

  1. o link acima está dando erro 404, achei o seguinte: https://soundcloud.com/lexmartinet/moderat-bad-kingdom-taken-from

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Update: os links do Soundcloud sumiram, o advogado do Moderat trabalha bem. Achei no Grooveshark, vamos ver se estabiliza.

      Excluir

Spam, get outta here!