sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Sexta Feira Bagaceira: Pianonegro


Roberto Zanetti. Nem sei quantas vezes esse nome já apareceu neste blog. Pudera. Produzindo, compondo e arranjando, o cara foi uma figurinha fácil na italo disco e eurodance do meio dos 80 e parte dos 90. Basta citar alguns nomes, de memória: Double You, Ice MC, Alexia, Corona. E os projetos solo? Savage, Raimunda Navarro... e Pianonegro.
 

O Pianonegro teve só dois singles na discografia: o autointitulado de 1990 e In Africa, de 1996. Mas o debut foi fantástico. Com um sampler na mão e uma idéia na cabeça, Zanetti fez o improvável: uniu a obscura disco-cucaracha "Jibaro" de Elkin & Nelson (1974), mais o funk "Jingo" do percussionista cubano Candido (1979), com a batida de "Keep On Movin'" do Soul II Soul. Pronto, hit instantâneo. Foi só dar uma bombada no groove e samplear um côro afro ritualesco que verbaliza uma letra ininteligível pra essa fusão dar certo. Ouvi, uns anos atrás, a versão original desses vocais, lembro que é uma gravação bem underground do começo dos 80, mas quem disse que eu recordo do nome? O interessante aqui é observar a criatividade de Zanetti ao juntar elementos tão díspares num hit bem esquisito para os padrões pop da época. Esse cântico hipnótico aliado à batida moderna grudou fácil na memória dos fãs de dance music e ganhou rapidamente o mainstream, tanto que essa faixa foi até trilha de novela aqui no Brasil (Meu Bem, Meu Mal, Globo) e frequentou tanto bailes black quanto as pistas do jet set. Democracia é isso.

"Pianonegro": maiabél o quê?

 

6 comentários:

  1. Cara teus posts são sensacionais, um melhor que o outro, nem lembrava desse cara...rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, "Pianonegro" é foda! Dancei muito isso no século passado, hehe

      Excluir
  2. fui baixar dias destes e jogava a letra no google...rs( my a tel cause in my bel ..) e tantas outras mas não encontrava!Pudera né!Até que um DJ me deu o nome!Mas a letra africana é dificil mesmo!rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "my a tel cause in my bel"... Hahahaha... Sensacional, Fernanda! Criatividade é isso, rs. Sei bem como é procurar por canções as quais a única referência é sonora. Só que a letra a gente dificilmente acerta. Abraço!

      Excluir
  3. hahaha. Demorei anos para entender que "thuthonery" era igual a It's automatic!

    ResponderExcluir

Spam, get outta here!