terça-feira, 10 de março de 2015

De Volta Para o Futuro



"Como poderíamos mudar agora? Gastamos vinte anos neste tipo de trabalho. Não podemos dizer amanhã que o negócio é voltar a usar violões."

Ralf Hütter se saiu com essa, quando perguntado pelo jornalista do NME Simon Witter, em 1991, se o Kraftwerk sentia-se confortável com a adoção de seus métodos pelo mainstream. A frase cabe bem para Juan Atkins, a respeito da reativação de seu projeto Model 500, agora em 2015. As nove faixas do recém lançado Digital Solutions pouco diferem da estreia do grupo, o clássico single "No UFO's", de 1985 - algo realmente à frente do seu tempo em sua robótica e sombria visão da pista de dança. Com uma discografia pouco extensa, o Model 500 só chegou à um disco cheio em 1995 (o parcialmente houseificado Deep Space), depois veio Mind And Body, em 1999 (com influências de drum'n'bass) e o que temos com o novo álbum é uma continuação natural das primeiras experiências de Atkins enquanto Model 500: basicamente techno e electro, gêneros que o próprio Atkins ajudou a cimentar (no caso do electro, mais especificamente com seu outro pseudônimo, Cybotron, na primeira metade dos 80).

Uma ouvida em Digital Solutions deixa claro que Atkins não propôs nenhum tipo de atualização em sua música - o que poderia significar uma simples adequação à gêneros de eletrônica em curso na ocasião - e a partir daí gerar mais uma coleção um tanto duvidosa (ainda que competente) para seus fãs mais ardorosos, como em seus álbuns anteriores. O disco não decepciona quem espera do artista suas sempre engenhosas soluções digitais (o título do LP é ótimo e oportuno) encontradas em seus sintetizadores e baterias eletrônicas, portanto não faz sentido perguntar se o álbum soa datado ou não, porque não é essa a questão. Digital Solutions é tão futurista quanto as produções anteriores de Atkins - busca referências em si mesmo, tal é a atemporalidade e a contemporaneidade de sua música, mesmo a tramada nos anos 80. Penso que desta vez, o Model 500 não sugeriu um upgrade e nem tampouco soa como um cover de si próprio. O que Juan Atkins apresenta tem a ver com continuidade, fazer música hoje olhando pra frente - como há 30 anos atrás.

 Por outro lado, a solução para Atkins talvez não seja voltar ao velho equipamento analógico, mas guitarras aparecem servindo de base funkeada em "Hi NRG" e nos solos lânguidos convivendo em harmonia com os beats sintéticos de "The Groove" - algo que evidencia a provável influência do Parliament em sua música.


O uso característico do vocoder ocorre no ritmo engrenado da kraftwerkiana "Standing In Tomorrow", sustentado pelo baixo elástico de "Electric Night" e na opressiva "Control", mas propositalmente, Atkins prefere desnudar (a despeito do título) seu tom grave de voz entre os wah-wahs de "Digital Solutions", a penúltima faixa.


A downtempo "Encounter" é um belo exemplo do talento para manipulação de sons do produtor e "Station" encerra o disco com um arpejo de sintetizador e o clima soturno dos teclados.

Digital Solutions é um disco de techno sem compromisso com os pendrives dos DJs - o que pode causar estranheza à novos fãs em potencial (somente em dois momentos engata um 4x4 com o bumbo em primeiro plano - "Storm" e "Hi NRG" - mas isso, aliás, nunca pareceu preocupar Atkins, haja visto o status cult de seu projeto nos clubs). O que vale aqui é encontrar um Model 500 em forma, com um disco de eletrônica sólido e sem modernizações inoportunas, afinal, como reinventar o futuro? A resposta é tão impossível quanto a pergunta. E Juan Atkins sabe disso.

"Hi NRG": 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spam, get outta here!