sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Sexta Feira Bagaceira: Milli Vanilli


Pilatus e Morvan: ternos à Didi Mocó e Grammy na mão.
A imagem não poderia ser mais emblemática. Rob Pilatus e Fabrice Morvan segurando - com toda cara de pau do planeta - o Grammy de Melhor Artista Estreante, entregue em 1990 por seu debut All Or Nothing, de 1988. O que veio a seguir, você sabe melhor que eu: descoberta a farsa, Rob e Fabrice não abriam a boca uma vez sequer no disco. Tudo por conta de vocalistas de estúdio. Resultado: tsunami de processos e Grammy retirado, até culminar com a morte por overdose de Pilatus, num quarto de hotel na Alemanha, em 1998.

Cria do produtor alemão Frank Farian (Boney M.), o Milli Vanilli nem de longe é um caso único do gênero. Samplear vocais sem dar crédito ou contratar vocalistas sem atributos físicos pra aparecer na capa de um álbum e nos vídeos, acontecia direto na dance music do comecinho dos 90. Technotronic, Black Box, C+C Music Factory e 49ers, são alguns exemplos bem conhecidos.

E a música? A dupla, ou melhor, Farian e os verdadeiros cantores, deixaram alguns singles bem legais. "All Or Nothing", "Girl You Know It's True" e "Baby Don't Forget My Number" tem exatamente a mesma estrutura: dance pop que chega no refrão sempre amparado pela bateria sampleada de "Ashleys Roachclip", do Soul Searchers. "Blame It On The Rain" tem andamento mais lento e "Girl I'm Gonna Miss You", uma baladinha R&B boa pro ritual de acasalamento.

Em All or Nothing, além dos singles de sucesso, tem um cover de "Ma Baker", originalmente de 1977, do grupo Boney M. Curto a programação de bateria e esses inidentificáveis violinos orientalizantes. Até hoje não sei se o som vem de instrumentos ou sintetizadores. Na real, se nunca me importei com os autores das vozes gravadas, porque haveria de perder o sono por causa desses violinos?


"Ma Baker": "...please contact the nearest police station..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spam, get outta here!