sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Sexta Feira Bagaceira: Taco



Taco Ockerse nasceu na Indonésia, mas sua carreira engrenou na Alemanha. Ator, produtor, compositor, escritor e cantor, Taco montou sua primeira banda em 1979 (Taco's Bizz), mas assinou solo com a Polydor alemã em 1981.


Seu primeiro single saiu em 1982. "Puttin' On The Ritz" é um cover da canção gravada originalmente por Fred Astaire, em 1930. A idéia era ousada: transformar o swing orquestrado de Astaire num technopop dominado por teclados e baterias eletrônicas. E deu muito certo. Foram mais de um milhão de cópias vendidas somente nos Estados Unidos e a canção ainda entrou no Top 5 de diversos países.


O vocal de Taco - entre elegante e canastrão - casou magistralmente bem com a base sintética, lenta e venenosa. E como referência à Astaire, uma seqüência de sapateado ainda aparece no meio da faixa, entre guitarras funkeadas, percussão e várias amostras absolutamente criativas de timbres de sintetizador. Um single memorável, de um artista que se tornou um dos one hit wonders mais populares dos 80.

No Brasil, "Puttin' On The Ritz" saiu na trilha da novela Eu Prometo, exibida na Rede Globo entre 1983 e 1984.

"Taco": pioneiro do electro swing?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spam, get outta here!