domingo, 10 de setembro de 2017

Ambiente-se


No final de Setembro do ano passado, a "bíblia indie" Pitchfork ranqueou os 50 melhores álbuns de ambient music já gravados. Esse aí da foto, Ambient 1: Music for Airports (1978), de Brian Eno, está no topo da lista.

Comprei esse disco totalmente às cegas, há uns 10 anos. Conhecia o Eno do Roxy Music, mais algumas produções e colaborações, mas de seus lançamentos solo, praticamente nada - situação não muito diferente da de hoje em dia, confesso. Ouvi pouco esse vinil durante esse tempo. São experimentos minimalistas; camadas sobre camadas de sintetizadores, vozes, pianos, manipulação de tapes... tudo para "produzir peças originais ostensivamente (mas não exclusivamente) para momentos e situações particulares com vistas a construir um pequeno, mas versátil, catálogo de música ambiental adaptado a uma ampla variedade de ambientes e atmosferas" (segundo o próprio Eno escreveu no encarte do LP, na foto acima).

Não é meu preferido do gênero (Chill Out, do KLF, está em primeiro na minha lista), mas esse Music for Airports passa longe de definições pejorativas como "música enquanto papel de parede". Este não é um álbum pra ser ouvido enquanto se lava a louça - embora o próprio Eno tenha considerado que a música aqui pode soar "tão ignorável quanto interessante".

Ambient 1: Music for Airports: se você dormir no meio da execução, tio Eno te perdoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spam, get outta here!