domingo, 24 de janeiro de 2010

Très Amusant




Não é cedo pra dizer que Stromae pode ser um dos grudes do ano. O belgo-ruandês Paul Van Haver nasceu em 1985 em Bruxelas, Bélgica. Começou a se interessar por música aos 11 anos de idade e algum tempo depois, aos 18, Stromae ("maestro", ao contrário) juntou-se ao rapper J.E.D.I. para formar a dupla Suspicion, mas logo em seguida parte para a carreira solo. Paralelamente ao trabalho numa rede de fast-food e a escola de cinema, lança em 2007 o EP "Juste un Cerveau, un Flow, un Fond et un Mic…" com 4 faixas, e ainda compõe para outros artistas, como as quatro canções para o álbum "À L'Ombre du Show Business" do rapper francês Kery James, disco de ouro na França por mais de 75 mil cópias vendidas em 2008. Divulgando seu método de composição através de uma divertida série de vídeos chamada "Les Leçons de Stromae" (disponíveis no Youtube), finalmente em Dezembro do ano passado saem seus dois primeiros singles no iTunes: "Up Saw Liz" e "Alors on Danse".

"Up Saw Liz" é um electrofunk alicerçado por um paredão de synths, mais o rap desengonçado de Stromae:



Se alguém ainda lembra de hip-house, essa seria uma boa definição para "Alors On Danse". Com um sax incisivo e um ritmo house datado e chiclete, a diferença aqui é a maneira absolutamente relaxada e particular com que Stromae rapeia sobre o cotidiano sem nenhum glamour e de como alguns momentos pé na jaca podem fazer bem para o espírito.

O clip, dirigido por ele mesmo, é impagável:



Estourado na Bélgica, e com o primeiro álbum a caminho, Stromae é apontado como o principal nome belga com potencial para expandir território mundo afora. Ele canta, compõe, produz e dirige seus próprios vídeos. Tudo com muito sarcasmo e bom humor, que são sempre bem-vindos.


PS.: Agradecimentos à Franey Smith, por me apresentar esse artista!

Um comentário:

Spam, get outta here!