terça-feira, 3 de julho de 2012

The Fake Mode

Martin Gore, o Mão Santa do Depeche Mode.
Por ocasião do recém lançado S.T.O.P. (décimo primeiro álbum dos alemães do And One), fiquei pensando no tanto que o Depeche Mode fez a cabeça desse pessoal. Mas o And One não está sozinho. Abaixo, três exemplos de como seguir à risca os passos dos seus ídolos:


And One

Esse cabelo do vocalista Steve Naghavi aí acima é inspirado em quem? Dave Gahan, circa 1990. Mas curiosamente, Naghavi não passa nem perto de cantar como Gahan. E musicalmente, Depeche e And One não tem muito a ver. O And One pratica um EBM pesado, sombrio, e por vezes, dançante. O primeiro single da banda ("Metalhammer", 1990) mescla industrial e synthpop (gêneros que o Depeche soube explorar muito bem), num hit de pista doentio. A melhor música da banda alemã é, sem dúvida, "Sometimes", de 1997:




De/Vision

Mais germânicos: o De/Vision está na ativa desde 1988. Aqui o caso é mais grave: a inspiração beira a imitação. Os singles do grupo parecem acompanhar os passos do Depeche: a ótima "Heart-Shaped Tumor" lembra "Only When I Lose Myself", "Strange Affection" parece com "Barrel Of A Gun", "Rage" (com vídeo inspirado em "It's No Good", de adivinha quem?) soa como "Wrong"...



Color Theory

Projeto do americano Brian Hazard. Tecladista e cantor, tá na cara que Brian paga um pau pro Martin Gore. Canta, geme e solta aquele vibrato igualzinho ao principal compositor do Depeche. Cometeu a façanha de produzir, provavelmente, o pior álbum de covers dos ingleses de todos os tempos: Color Theory presents Depeche Mode, de 2003. É nesse disco que está essa versão lamentável de "I Want You Now":

5 comentários:

  1. O Color Theory ganhou notoriedade quando o Depeche estava pra lançar o "Exciter" de 2001 e uma faixa chamada Ponytail Girl vazou (na época o Napster anida bombava) como sendo do DM. Aí o cara surfou na onda da confusão.

    ResponderExcluir
  2. Aliás, essas bandas são supermainstream na Alemanha. Pelo menos em Berlim, eu achei os CDs deles na Saturn (mega-lojona) e com destaque, não enfurnados an seção de "alternatvos"

    ResponderExcluir
  3. Cara, fico duplamente surpreso. Não sabia dessa história do Color Theory. E sobre And One e De/Vision, não achei mesmo que fossem populares na Alemanha. Meio que por causa daquela história de santo de casa, e porque a Alemanha me parece ter um certo preconceito contra artistas pop de seu próprio país. É dar uma olhada nas charts germânicas e comprovar: é quase um control C + control V da Billboard... super abraço, Daniel (e valeu pelas informações!)

    ResponderExcluir
  4. O DM é muito admirado na Alemanha, tanto que na ultima tour foram 4 shows lá todos em estádios. É um publico e um pais muito fiel a musica eletrônica, muitas bandas muito boas surgiram e deve ter por lá que nem sabemos.
    Ótimo post.
    Abs.
    http://luisfernandodm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Spam, get outta here!