quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Towers Of Dub

Dois craques do dub com álbuns fresquinhos:
 
Mad Professor (Neil Fraser) já trabalhou com uma pá de gente bacana, produzindo e remixando. Lee Perry, Massive Attack, Sade, The Orb, The KLF, Jamiroquai, Depeche Mode e Beastie Boys já tiveram uma mãozinha do bruxo de estúdio mais famoso nascido na Guiana (e que vive em Londres desde os 13 anos de idade).


Seu The Roots of Dubstep não é um álbum do gênero, mas deixa bem claro para as novas audiências onde o dubstep foi buscar parte do seu som (especialmente no que diz respeito às baixas freqüências). Atenção para seus alto-falantes ganhando vida própria com o deslocamento de ar causado pelos baixos de "Inverted Minds", "Spa Dub" e "Costa Chica". E ainda tem um incomum solo de trombone em "Concrete Bunker", a flauta serpenteante de "Return of The Mandinka" e aqueles teclados partindo pro infinito com os ecos de "Slave Catcher" (abaixo):





Jah Wobble é o britânico John Wardle, baixista do seminal grupo pós-punk Public Image Ltd (junto com o vocalista John Lydon e o guitarrista Keith Levene). Influente, eclético e prolífico, a lista de artistas que já trabalharam com Wobble nem cabe aqui, mas no Discogs dá pra ter uma idéia.

Wardle chamou Keith Levene pra gravar um novo álbum (a parceria entre ambos não acontecia desde o clássico Metal Box do PiL, lançado em 1979). O resultado é imediatamente menos dançante e acessível em comparação à The Roots of Dubstep de Mad Professor, mas em Yin & Yang a psicodelia é uma das forças motrizes do disco (os solos lânguidos de Levene em "Back on the Block" e "Within You Without You" são um bom exemplo disso). Ainda tem espaço pro jazz em "Fluid", a aridez do baixo de Wooble em "Jags & Staffs" e o clima sessentista de "Mississippi". Yin & Yang não é especificamente dub, mas Wobble sabe misturar como poucos.

"Mississippi": o peso das quatro cordas.

Mississippi by cherryredrecords

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spam, get outta here!