terça-feira, 28 de abril de 2015

Moda Que Não Passa


Quantos tributos o Depeche Mode ganha por ano? Claro, não dá pra calcular. Mas uma coisa é certa: é justíssimo. A influência e a importância da maior banda eletrônica da história são tão imensuráveis quanto o número de projetos que reverenciam o legado do (ex)quarteto. E assim vão pipocando aqui e ali discos que homenageiam a obra do grupo britânico, como esse Covering Depeche Mode, com um título de uma simplicidade tão encantadora quanto o conteúdo presente nas sete faixas do EP (disponível numa tiragem limitadíssima de 200 cópias em CD, sem edição digital). A responsável por despir os sintetizadores característicos do Depeche e transformar suas canções em versões voz e violão é a californiana Anna-Lynne Williams (ela cantou em "Hold Tight London", do Chemical Brothers), do extinto grupo indie underground Trespassers William. Desde 2007 gravando sob o pseudônimo Lotte Kestner, este é o segundo EP do projeto (que já conta com dois álbuns de covers, de um total de cinco da discografia). As reconstruções de Anna-Lynne são econômicas e delicadas, valorizando sua voz pequenina - desde as pausas de respiração em "Somebody" até o falsete de "Question Of Lust". Mesmo com a total ausência de complexidade das releituras, Williams salpica pequenas adaptações que fazem toda diferença no resultado final, como em "Stripped", que ganhou um arranjo camerístico em que um piano sutil emula o genial riff de sintetizador original. "World In My Eyes" e "Never Let Me Down Again" priorizam o violão, enquanto "It's No Good" traz piano elétrico e violoncelo. Em "Enjoy The Silence", uma terna sessão de cordas deixa o clima ainda mais plácido, como se a candura dos Carpenters encontrasse o folk/dream pop do Mazzy Star numa jam session. Pra ouvir de boca fechada.

"World In My Eyes": desnudando o Depeche Mode.

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