quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Disco Synthpop do Ano: Light Asylum



Ninguém veio com algo tão consistente no gênero esse ano quanto o Light Asylum. Empurrando o synthpop à pontapés de volta pro lado escuro que consagrou bandas como Skinny Puppy e Nine Inch Nails, a dupla nova-iorquina formada pelo tecladista Bruno Coviello e a vocalista Shannon Funchess debuta com um disco pesado, nervoso e visceral. A química do duo impressiona: Coviello usa poucos elementos pra construir bases sólidas, melódicas e criativas, mas o grande trunfo do Light Asylum é a cantora Shannon Funchess, negona locaça que incorpora uma Grace Jones electro, ora em ataques de fúria à Douglas McCarthy (“IPC”), ora em momentos de pura paixão à Alison Moyet (“Shallow Tears”). Cantora espetacular (forjada no punk e em recentes turnês com o TV On The Radio), Funchess é de uma versatilidade assombrosa. Ela berra, muda de tom a cada minuto, exibe sua voz potente (na ameaçadora "Sins of the Flesh") e - junto com os sintetizadores disparados tecla por tecla de Coviello - comete a canção mais Yazoo de 2012 ("Angel Tongue").
 

Programações de bateria que remetem à um Nitzer Ebb primitivo ("End of Days", "Pope Will Roll"), ritmos eletrônicos prontos para as danceterias ("Hour Fortress"), efeitos atordoantes (repare no zumbido desorientador de "At Will": a tempestade elétrica é semelhante à devastação que o Klinik causou com "Moving Hands" em 1988) e riffs de teclado memoráveis ("Heart of Dust"), Light Asylum leva de barbada o título de álbum synthpop do ano. Que estréia, meus amigos.

"Hour Fortress": postura gótica, atitude punk. 
 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Cara, o álbum físico é bem difícil, só importado mesmo. Na Amazon encontra o CD (http://www.amazon.com/Light-Asylum/dp/B007HM30AQ), na InSound o vinil (http://www.insound.com/Light-Asylum-Vinyl-LP-Light-Asylum/P/INS105628/). Não sei se vai haver alguma edição nacional, mas não apostaria nisso. No iTunes tem pra download também. Grande abraço, Fernando!

      Excluir

Spam, get outta here!