sexta-feira, 28 de junho de 2013

Sexta Feira Bagaceira: Sister Sledge


Agora que o Daft Punk já te fez olhar com mais carinho pra disco, que tal começar a vasculhar coisas menos óbvias que "Stayin' Alive" e "I Will Survive"?

O quarteto da Philadelphia Sister Sledge foi formado em 1971, gravaram o primeiro disco em 1975, o segundo em 1977, mas não deslancharam. O sucesso veio mesmo em 1979 com o clássico We Are Family, produzido e executado pelos Midas de então, Nile Rodgers e Bernard Edwards. Aí foi barbada: juntar essas quatro irmãs talentosas com a dupla abençoada do Chic rendeu hits como "He's The Greatest Dancer" e "We Are Family".

De novo com produção da dupla Rodgers / Edwards, o álbum seguinte, Love Somebody Today, de 1980, não repetiu o mesmo êxito do anterior, mas gerou o que pra mim, é a melhor faixa das Sisters. "Pretty Baby" nem chegou a ser single - o que pode ter sido um equívoco - mas é uma canção espetacular. As harmonias vocais são sensacionais, e o instrumental, é perfeição.

É o Chic gravando com as Sisters Sledge: Rodgers na guitarra, Edwards no baixo e Tony Thompson na bateria. "Pretty Baby" tem um padrão de excelência irretocável, tudo muito bem pensado, das palmas no refrão ao piano pontuando a melodia. Agora, o mais impressionante dessa música, é o baixo. Além de preencher toda a base nas estrofes, o que é essa levada no refrão? Bernard Edwards era um gênio das quatro cordas. Foi muito cedo (faleceu de pneumonia em 1996, aos 44 anos), mas me impressiona cada vez que ouço.

"Pretty Baby": um lado B com cara de lado A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spam, get outta here!