domingo, 18 de maio de 2014

Reeducation For The Infants


Em 2014, o trio synthpop Camouflage completa 30 anos de atividades. Provavelmente a contragosto da banda, a Polydor achou que tinha a ver jogar mais uma coletânea dos alemães no mercado - The Singles já é a quarta. Remasterizadas digitalmente e organizadas em ordem cronológica, as 20 faixas são uma boa introdução ao som do grupo e um item indispensável na coleção dos admiradores fervorosos de technopop.
Idealistas e cheios de ideias ingênuas sobre política, o Camouflage teve bons momentos no começo de carreira, mas aderiu tardiamente ao tipo de som a que se propôs. O synthpop já estava em declínio quando o grupo teve o primeiro (e até agora, maior) hit, "The Great Commandment", de 1987.


Boas canções como a delicada "That Smiling Face" e "Love Is A Shield" (com seu memorável som de oboé), conferiram popularidade ao Camouflage, assim como a ótima "Neighbours" (1988) - apesar da estrutura muito parecida com "New Dress", do Depeche Mode (1986).



A partir dos 90, o Camouflage se perde. Experimentou com bateria acústica e músicos de estúdio (no álbum Meanwhile, de 1991), volta radicalmente à eletrônica no álbum seguinte (Bodega Bohema, 93) e tenta pegar carona em sons então mais atuais, como o techno (Spice Crackers, 95), mas os acertos são cada vez mais raros e hits, nem pensar. Só em 2003, o Camouflage volta a lançar um bom single ("Me And You").



Inicialmente programado para 2014, a data de lançamento do novo álbum Greyscale foi alterada para 13 de Fevereiro de 2015, conforme comunicado no site da banda.

"Love Is a Shield":

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spam, get outta here!