segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Basement Groove

Basement Jaxx                                                           Groove Armada
Basement Jaxx e Groove Armada: nomes de peso no universo do beats. Ambos começaram no meio dos anos 90 e vem mantendo-se com lançamentos interessantes durante esse período de atividades, embora os dois projetos ingleses tenham perdido boa parte de sua popularidade inicial.

O Basement Jaxx de Felix Buxton e Simon Ratcliffe lançou em Agosto seu sétimo álbum. Imediatamente mais acessível e festivo que o antecessor Zephyr (2009), Junto é uma coleção de treze faixas extremamente agradáveis de se ouvir. Tem desde o pop house de "Never Say Never" até excentricidades leves como a disco flamenca "Mermaid of Salinas" (com percussão bem familiar e vocais da brasileira Nina Miranda, do Smoke City). O jungle claustrofóbico de "Buffalo" destoa um pouco da vibe ensolarada de Junto, mas as contagiantes "Power to the People" e "Unicorn" põem as coisas no lugar. De quebra, a relaxada "Something About You" com sua melodia percussiva garrafal e vocais sexy (que eu não sei a quem pertencem, mas adoraria saber).

"Power to the People":



A discografia recente do Groove Armada é confusa. Nenhuma informação no site oficial e mudanças constantes de gravadora dificultam a vida de qualquer fã do trabalho de Andy Cato e Tom Findlay. O álbum mais recente é White Light, de 2010. Já os EPs, pelo que pude apurar, foram três esse ano: Pork Soda, Stairwell Felony e Love Lights the Underground (saíram pelos selos Moda Black, Get Physical e OM Records, respectivamente). Ouvindo os últimos lançamentos do Groove Armada, dá pra sacar que a dupla anda repetindo uma fórmula meio genérica: linha de montagem com carroceria house e samples vocais nos refrões-gancho. Um tanto minimalista e econômico (no mau sentido) no EP Stairwell Felony ("Highway 101" é uma das piores coisas que já ouvi do duo) e um pouco mais animado em Love Lights the Underground: pianos houseiros em "Soho Disco", um sax cortante em "Hold On" e a boa trama baixo/percussão de "Come On Go Out" compensam os polegares pra baixo para a fraca "Set Me Free".

"Come On Go Out":

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spam, get outta here!