sexta-feira, 31 de maio de 2013

Sexta Feira Bagaceira: The Maxx


The Maxx foi só mais um dos muitos projetos dos belgas Serge Ramaekers e Dominic Sas. Com o estouro da cena new beat no fim dos anos 80, o duo criou o Confetti's - hit de pista na Europa com "The Sound Of C". O mesmo aconteceu com "Cocaine", do Maxx. Embasada em sintetizadores e na repetição do sample "Colombia's Amazon Basin has become a production center for the country's biggest illegal export: Cocaine", o single foi lançado em 1988 e rapidamente virou febre nas danceterias. Num tempo em que a segmentação não chegava nem perto do nível absurdo de hoje (um DJ pra cada subgênero de dance music), "Cocaine" foi comodamente inserida num outro movimento que tomava conta do planeta: a acid house.

Serge Ramaekers conseguiu reconhecimento maior ainda em 1993, com seu remix para "Living On My Own", de Freddie Mercury (quase dois anos depois da morte do cantor), número um em vários países. Também nesse ano e ainda em parceria com Dominic Sas, embarcou no eurodance com o grupo T-Spoon, do lamentável hit "Sex On The Beach".

O que ficou de melhor mesmo da carreira da dupla de produtores foi a batida lenta e os synths pesados de "Cocaine", uma faixa que veio do underground sem rosto da Bélgica pra animar clubes do mundo inteiro.

"Cocaine": the biggest illegal export.

2 comentários:

  1. Essa música marca minha passagem da infância para adolescência. Escutei muito essa música. Na época não entendia o que o cara falava, e até um dia desses pensava que ele falava "OK". Eram tempos de Kraftwerk, Erasure, Depeche Mode, New Order...
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino o que era ouvir essa música no fim dos anos 80, Iran: nas rádios, tínhamos que torcer pra ela estar no set de algum DJ (porque ela só tocava em programas específicos de dance music) ou frequentar alguma danceteria que tocasse esse tipo de som. Sei bem o que era isso, rs. Grande abraço e obrigado pela visita!

      Excluir

Spam, get outta here!