domingo, 26 de maio de 2013

Westphalia Bambaataa


Maximilian Lenz não nasceu ontem. Está nesse negócio de discotecagem desde 1983, lançou seu primeiro 12" em 1985. Sua técnica de mixagem apurada e suas produções techno prapular o tornaram o mais conhecido e bem-sucedido DJ da Alemanha. 


Agora, apavorante é a moral de WestBam em Götterstrasse, seu décimo primeiro álbum, que saiu no final de Abril. A lista de vocalistas convidados é estelar: Lil Wayne, Iggy Pop, Bernard Sumner, Brian Molko e Kanye West, pra ficar só no primeiro escalão.

 Götterstrasse é econômico nas batidas, um techno que não deixa o pé ir na lata (130 BPM, em média), 4x4 de bumbo pesado onde a única coisa que varia é o som da caixa - um timbre diferente pra cada música. WestBam usa uns ataques fortes de strings, uma orquestra cibernética que garante alguma diversidade às 14 faixas do disco.

Richard Butler (Psychedelic Furs) canta na dramática faixa de abertura (e primeiro single extraído do álbum) "You Need The Drugs", mais adequada pro abatimento de um fim de festa frustrante do que pra euforia do auge da noite. "Iron Music" com a voz grave de Iggy Pop é sombria o bastante pra não virar hit de pista; "She Wants" careceu de um refrão, mas tem os vocais de Bernard Sumner pra garantir que seja reconhecível à distância. "Sick" quase soterra Brian Molko com seu instrumental suntuoso; Kanye West consegue soar tão pedante quanto suas produções recentes na marcial "Radio Siberia" e o vocal elegante de Hugh Cornwell (do seminal grupo punk The Stranglers) soa meio deslocado na base sem graça de "A Night To Remember".

As participações menos badaladas são as melhores de Götterstrasse. Em "To The Middle Of Nowhere", a veterana cantora alemã Inga Humpe encaixou sua voz doce com perfeição às cordas que WestBam adicionou ao tom constante da bateria, num synthpop primoroso (com resultado semelhante na outra música em que Humpe participa, "Gцtterstrasse No. 1"). "Solid Sound" (com o desconhecido Andrew Tyler) é um techno engrenadinho que não faz feio e "We Feel Love" (participação de Afrika Baby Bam do Jungle Brothers) é ordinária, mas a boa linha de baixo, os backing vocais afinadinhos e o infalível panfletarismo paz & amor bastam pra torná-la uma dance track popular no verão do hemisfério norte. Outro bom momento é a lúgubre "Where We're From", que revive o Ultravox com seus sintetizadores ameaçadores, clima desolado e vocais da cantora pop Rockell.

A Deluxe Edition ainda vem com versões dub das faixas, com andamentos diferentes e vozes limadas sem dó.

Chamar esse pessoal todo pra trabalhar em Götterstrasse mostrou reverência ao que WestBam representa, mas foi arriscado. Talvez o DJ e produtor alemão não tenha sabido administrar tanta gente relevante num único trabalho, e a consequência foi um disco morno, com impressão de subaproveitamento. Sintomaticamente, as vozes mais afastadas dos holofotes foram as que mais brilharam em Götterstrasse.

"To The Middle Of Nowhere": sublime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spam, get outta here!