sexta-feira, 5 de junho de 2015

Sexta Feira Bagaceira: AB Logic

Não ficaram muitos rastros do finado projeto eurodance AB Logic. Nem fotos com boa resolução. Fato é que seu único sucesso, o single "The Hitman" (1992) confundiu muita gente: muitos pensaram se tratar de algum lançamento do 2 Unlimited. E o AB Logic era um clone perfeito, mesmo. Um MC rapeando na velocidade da luz (K-Swing), refrão pop cantado por uma moça de voz doce (Marianne Festraets) e um riff de sintetizador pensado exclusivamente pra grudar na memória. Bom, o caso não é de xerox descarado nem de inspiração absurda. O motivo estava atrás da mesa de som durante as gravações do single do AB Logic e chama-se Phil Wilde, famoso produtor belga de dance que também era metade da dupla por trás do 2 Unlimited (o outro era Jean-Paul De Coster). Explicado.

"The Hitman": tão boa quanto "Get Ready For This".

7 comentários:

  1. Essa é uma daquelas muitas músicas que tem tudo a ver com boate, danceteria, balada... enfim e que não pode faltar no repertório de uma festa: "The Hitman" do projeto belga AB Logic (como diz o autor do blog "finado projeto", visto que o mesmo acabou em 1996), fez sucesso em 1992, ano em que nasci. Lembro que era criança entre 1996 e 1998 (tinha apenas 4/6 anos), ouvíamos músicas como essa em fita K-7 quando colocavam para tocar no aparelho de som, eu era muito tímido e não fazia a mínima ideia do que era Eurodance, aqui em casa o pessoal falava "Vamos ouvir um house", mas achava divertido e gostava de ficar ouvindo e uma dessas músicas era justamente "The Hitman". Saudosismo ou não de minha parte sinto saudade dos anos 1990 e digo aquela velha e manjada frase: Eu era feliz (e graças a Deus continuo sendo feliz) e não sabia. Anos de ouro, época sensacional.

    ResponderExcluir
  2. Em tempo: Já que você foi muito feliz e lembrou do projeto AB Logic, quero saber se seria possível por favor ainda este ano, por volta do mês de novembro fazer um post bem legal com uma homenagem em memória de Melanie Thornton, vocalista do projeto La Bouche que interpretou os sucessos "Sweet Dreams" e "Be My Lover". E porque tem que ser em novembro deste ano? Por que no dia 24 de novembro, completarão exatos 15 anos que o mundo da Eurodance perdeu uma das maiores estrelas (senão a maior) do gênero e que deixou uma ponta imensa de saudade nos seus muitos fãs (e um desses muitos fãs sou eu), mas que com certeza desde 2001 está lá no paraíso junto de Deus. Ironia do destino ou não, uma de suas últimas músicas compostas antes de morrer foi "Ready to Fly", em português: Pronta para voar! É incrível: Melanie estava pronta para voar, voou mas infelizmente aquele foi um voo sem volta.
    Que tal fazer essa homenagem póstuma, hein? Agora, se resolver fazer, por favor capricha, por que ela merece e mesmo não estando mais entre nós com certeza ela ficaria muito feliz e nós fãs tanto quanto ela porque amenizaria um pouco a dor e ajudaria a matar a saudade! Aliás, como diria o também saudoso Chico Anysio: E a saudade, ó!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu gosto demais do timbre da Melanie Thornton: forte, marcante, melodioso. Era uma das divas da dance dos 90 e foi realmente uma pena que ela tenha partido tão cedo. Não deixou de ser um choque pra mim quando descobri que ela havia falecido (embora eu só tenha sabido disso uns dois anos depois do fato ter ocorrido). Muito obrigado por sua visita e seus comentários, apareça sempre =)

      Excluir
    2. Olá Carlinhos, sou eu de novo!
      Por favor, me ajude a descobrir o nome de três músicas do gênero Eurodance, elas estão no início dos vídeos do Passa ou Repassa abaixo:
      Vilas Boas x Hugon - Parte 3
      Ascendino x Galeão - Parte 2
      Valdivino x Alayde - Parte 3
      Sabe? Lembra? Obrigado!

      Excluir
    3. "Eu de novo" quem? Hahaha... Vamos lá, Sr. ou Sra. Anônimo:

      Vilas Boas x Hugon - Parte 3: bom, não é um sample dos teclados originais do Van Halen ("Jump"), é alguém tocando em outro sintetizador. Acho que não é o Hit'n'Run (que é o único cover dance que lembro no momento), porque os timbres são diferentes. De qualquer maneira, dá uma olhada: https://www.youtube.com/watch?v=K8VcE-2Y7iU

      Ascendino x Galeão - Parte 2: não faço ideia. Parece 2 Unlimited.

      Valdivino x Alayde - Parte 3: não faço ideia.

      Acho que não ajudei muito. Mal aê, rs.

      Excluir
    4. Tenho que reconhecer que ao menos você tentou me ajudar e eu só posso dizer duas palavras: muito obrigado!

      Excluir

Spam, get outta here!